Ensinar X Aprender

Na metodologia de ensino oriental, a relação entre mestre e  discípulo tem um papel muito importante. O aprendiz deve se espelhar no seu tutor para identificar como deve proceder e evoluir no treinamento.

Na prática de artes marciais no ocidente, especialmente no Aikido, essa tradição é preservada. Isso é o que chamamos de Pedagogia do Exemplo, utilizada há milênios pelos maiores mestres:

Na última Ceia, Jesus levantou, tirou seu manto, cingiu-se de uma toalha, pegou uma bacia com água e lavou os pés dos apóstolos… O costume de lavar os pés existia desde os tempos remotos e era um sinal de hospitalidade … O hóspede chegava e, na entrada da residência, seus pés eram lavados por um escravo. Na ausência deste, um membro da família de menor influência poderia fazer isto, porém, nunca era realizado pelo de maior honra.

Marco Antônio Lunardeli
IPRB

Além de mostrar o caminho, é fundamental que o aprendiz possa experimentar, mesmo que não consiga acertar nas primeiras vezes. Está mais do que comprovado que a retenção de informação é maior se você ver uma demonstração do que apenas ouvir as instruções. Por sua vez, tentar fazer você mesmo é mais eficaz que apenas assistir.

Errar é uma importante etapa do processo de desenvolvimento. Isso permite a construção de modelos mentais mais abrangentes. Uma criança que já meteu o dedo numa tomada, sabe exatamente porque não deve fazê-lo. É claro que isto é apenas um exemplo, não é preciso chegar a extremos.

Por esse motivo, deve-se evitar correções constantes. Em particular no Aikido, essas intervenções, quando necessárias, são feitas preferencialmente pelo instrutor que possui uma visão mais abrangente da técnica. Essa é uma linha parecida com a Pedagogia Waldorf onde o mesmo assunto é abordado várias vezes, ao longo do desenvolvimento do aprendiz, de formas diferentes envolvendo aspectos físicos, mentais e espirituais.

Além disso tudo, a imitação pura e simples não é nem um pouco desejável. Cada um possui uma expressão própria e única. O treinamento deve ser aberto para permitir que essa expressão venha à tona.

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