Hakama

Originalmente, o hakama era usado para proteger as pernas dos cavaleiros de escoriações, semelhantes a indumentária de povos e culturas que utilizavam e ou utilizam até hoje a montaria, resumidamente é uma “sobre calça”.

Atualmente, o hakama é uma calça larga, nas cores preta ou azul escuro utilizada por aikidocas, representando as sete virtudes do bushido:

  1. Jin (benevolência)
  2. Gi (justiça)
  3. Makoto (sinceridade)
  4. Rei (cortesia)
  5. Yuki (coragem)
  6. Chugi (lealdade)
  7. Meyo (honra)

Seu uso varia de dojo para dojo. Em nossa família tentamos manter a tradição iniciada pelo fundador e transmitida por seus discípulos diretos. O texto abaixo ilustra bem a nossa opinião:

Quando eu era uchi deshi de O’Sensei, todos eram obrigados a vestir um hakama para a prática, desde a primeira vez que pisavam no tatame … Vesti-lo simboliza as tradições que foram transmitidas a nós, de geração em geração. O Aikido nasceu do espírito do bushido do Japão e em nossa prática devemos nos esforçar para afinar as sete virtudes tradicionais.

Atualmente, a maioria dos dojos de Aikido não seguem a atitude estrita de O’Sensei sobre o uso do hakama. O seu significado tem se degenerado, de um símbolo tradicional de virtude em um símbolo de status para yudanshas. Eu visitei muitos dojo em muitos países. Em muitos dos lugares onde só os yudanshas usam hakama, eles perderam sua humildade. Eles pensam no hakama como um prêmio a ser exibido, como símbolo visível de sua superioridade. Este tipo de atitude transforma a cerimônia de reverência a O’Sensei, com a qual começamos e terminamos cada aula, uma zombaria de sua memória e sua arte.

Pior ainda, em alguns dojos, as mulheres da categoria kyu (e só as mulheres) são obrigados a usar hakama, supostamente para preservar sua “modéstia”. Para mim, isso é um insulto e uma discriminação em relação às mulheres aikidokas. É também um insulto ao aikidoka do sexo masculino, pois assume-se que têm um espírito pobre e vulgar, algo que não tem lugar num tatame de Aikido.

Ver o hakama sendo usado de forma tão mesquinha, me entristece. Pode parecer uma questão trivial para algumas pessoas, mas me lembro muito bem a grande importância que O’Sensei atribuía ao uso do hakama. Eu não posso ignorar o significado desta peça de vestuário, e ninguém, penso eu, pode questionar o grande valor das virtudes que ele simboliza. Em meu dojo e escolas associadas, eu encorajo todos os estudantes a usar hakama, independentemente do seu nível ou grau. (eu não exijo, antes de terem conseguido sua primeira graduação, visto que iniciantes nos Estados Unidos não têm, geralmente, avós japoneses cujo hakama eles podem tomar emprestado.) Sinto que usar o hakama e conhecer seu significado, ajuda os alunos a ter consciência do espírito de O’Sensei e manter viva a sua visão.

Se nós permitirmos que a importância do hakama desapareça, talvez começemos a permitir que coisas fundamentais para o espírito do Aikido caiam no esquecimento também. Se, por outro lado, somos fiéis ao desejo de O’Sensei em relação ao nosso traje durante prática, nosso espírito pode ser mais fiel ao sonho, ao qual dedicou a sua vida.

Mitsugi Saotome Sensei
Os princípios do Aikido

2 pensamentos sobre “Hakama

  1. Pingback: Hakama « Shoshin Sakuba

  2. Pingback: Para que servem os exames de faixa? « Shoshin Sakuba

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s