Aikido

O Aikido é uma arte marcial originária do Japão, criada pelo mestre Morihei Ueshiba, (1883-1969), que concentrou nela toda a essência do conjunto de artes marciais japonesas (Budô), sendo as principais: o daito-ryu aikijujutsu, o ken-jutsu, (espada) e o jô-jutsu (bastão).

O termo aikido é composto por três caracteres (kanji).
Ai : harmonia
Ki : energia
Do : caminho

Buscando coordenar à perfeição as atividades conjuntas do corpo e da mente, em profunda unidade com as leis naturais, o Aikido propicia ao seu praticante, através do treinamento persistente, o domínio das técnicas de concentração e relaxamento, possibilitando: o combate ao “Stress”, a defesa pessoal, a manutenção da saúde e a longevidade. Seu Fundador afirmava: “O importante não é lutar contra um inimigo e derrotá-lo, é mais do que isso, derrotar os inimigos internos, a insegurança, o receio. É descobrir a maneira de conciliar as diferenças que existem no mundo e fazer dos seres humanos uma grande família. É compreender as leis do universo, tornar-nos unos com ele. Esse entendimento se dará pelo treinamento persistente”.

Os movimentos do Aikido, sem exceção, seguem as leis da natureza. São cheios de vigor e energia, mas aplicado sempre o princípio da não-resistência e da abstenção de força bruta. Consequentemente, pessoas de ambos os sexos e de todas as idades podem praticá-lo, sentindo-se atraídas com a real possibilidade de treinar a mente e o corpo, forjando inclusive um caráter equilibrado e temperado para todos os momentos da vida.

É uma arte marcial, cujo treino procura desenvolver sentimentos de fraternidade e cooperação. Essencialmente defensiva. Os ataques são neutralizados por meio da absorção da energia do atacante, que é então incorporada ao movimento de defesa. Além das técnicas de mãos vazias, os treinos incluem também armas: bokken ou bokutô (espada de madeira), jô (bastão) e tantô (faca de madeira).

O Aikido é uma arte marcial tradicional na qual não existem torneios ou competições. Pois não existe a concepção de inimigo ou concorrente entre os praticantes e sim uma total cooperação visando o aprimoramento das relações humanas.

Na sua teoria espiritual o Aikido busca a harmonia dos seres com uma energia universal chamada Ki. Este termo não tem uma tradução exata para o português, podendo denotar diversos conceitos: respiração, sopro vital, espírito, energia, ou intenção.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s