Caminho marcial
O caracter japonês para ” BU ” (marcial) é derivado de caracteres que significam “parar “e (uma espécie de) “lança”. Em conjunto, então, “BU” pode ser lido como “parem as lanças”. No Aikido, acredita-se que a melhor maneira de prevenir conflitos violentos é promover o cultivo do caráter individual. O caminho (DO) de AIKI é, portanto, equivalente ao caminho de “BU”, no sentido de prevenir ou evitar violência, tanto quanto possível.
A questão central da formação de um guerreiro [espiritual] não é como evitar a incerteza e medo, mas como nos relacionamos com o desconforto. Como podemos praticar com dificuldade, com as nossas emoções, com os encontros imprevisíveis de um dia normal? Para aqueles de nós com uma fome de saber a verdade, as emoções dolorosas são como bandeiras dizendo: “Você está preso!” Nós consideramos embaraço, frustração, irritação, inveja e medo como momentos que nos mostram onde estamos empacados, como estamos fora do jogo. Tais sentimentos desconfortáveis são mensagens que nos dizem para nos animarmos e aproveitar a situação quando preferimos ceder e recuar.
Quando a bandeira sobe, nós temos uma oportunidade: podemos ficar com emoções dolorosas em vez de expulsá-las. Ficar é como nós, delicadamente, pegamos a manha de nos perceber quando estamos prestes a deixar o ressentimento virar culpa, moralismo ou alienação. É também a forma como evitamos amaciar as coisas quando nos aliviamos com autopiedade. Isto é mais fácil falar do que fazer.
Pema Chödrön
Pingback: Aikido como Budo « Shoshin Sakuba
Pingback: Quanto custa o Aikido? « Shoshin Sakuba