Quando se está pronto para o exame de faixa?

Treinar uma arte marcial, por muito tempo esteve aliado a arte da guerra. Hoje em dia, um dos principais papéis dessa prática, é preparar o espírito para os desafios do dia a dia, capacitando os praticantes na resolução de conflitos (im)previsíveis. Neste sentido, o exame de faixa é uma excelente metáfora a esses mesmos desafios cotidianos. Primeiro, não é você quem escolhe a data do próprio exame. Segundo, você não tem absoluta certeza do sucesso. E por último, esta é uma tarefa intransferível, você e somente você pode assumir esta responsabilidade.

Para quem quiser refletir um pouco mais sobre a razão de existir o exame, eu recomendo um artigo interessante publicado no Senshin Dojo. Mas o assunto aqui é ligeiramente diferente.

Voltando para a questão sobre o momento adequado para o exame, vale lembrar que o dojo é um ambiente controlado. Se você foi indicado a um exame de faixa, seu sensei certamente acredita na sua capacidade de superar esse obstáculo. Recusar esse desafio significa que você não confia no julgamento do seu mestre em relação a um assunto que ele possui muito mais experiência do que você. E ainda pior, questionar a data do exame de faixa é não acreditar em si mesmo. Alegações como: “Preciso treinar mais” ou “Ainda não estou bom o suficiente” não são plausíveis e geralmente demonstram apenas sua falta de confiança em si próprio e nos ensinamentos do seu sensei.

O contrário também é verdade, basicamente pelos mesmos motivos. Pressionar seu sensei para marcar seu próximo exame porque você “acha” que está pronto não é uma atitude louvável. Demonstrar seu interesse em progredir é saudável. Porém tempo e quantidade de treinos não são os únicos determinantes para avaliar se você está pronto ou não.

Em resumo, confie e acate as decisões do seu sensei. Isso faz parte do caminho. Aceite o exame quando ele for designado, a não ser que haja um motivo concreto muito forte para mudanças.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s