Um dia de exame

Este foi um dia de exame diferente, não apenas porque todos os exames eram para primeiro kyu e a minha mãe (que mora a 4.000km de distância) pode me dar o grande presente de estar presente. Mas também porque eu pude passar a manhã inteira trabalhando numa horta comunitária antes de realizar o exame.

Aikido é cultivo

Aikido é cultivo

Esse é um fato especial porque além de serem duas das minhas atividades preferidas (praticar Aikido e cultivar com amigos e familiares), eu pude me aproximar da concepção original do Aikido. Falarei disso com mais detalhes em outro momento, mas para dar um exemplo do que eu estou falando, em Iwama, o local escolhido por Ô-Sensei para montar seu dojo e sentuário, os uchideshis tinham que carpir e cuidar da horta pela manhã antes de poder praticar Aikido no período da tarde e Ô Sensei afirmava com frequência que:

Aikido é budo e agricultura.
Aikido e cultivo são a mesma coisa.

Morihei Ueshiba
Ô Sensei

Montando a cerca

Montando a cerca

Grupo da horta

Grupo da horta

Ter a possibilidade de me aproximar desta visão e prática é muito importante para mim. Nossa Sensei costuma falar que precisamos ter confiança em nós mesmos, sem permitir que isso se torne arrogância. Poder compartilhar tudo isso com meus companheiros do Shoshin, com amigos e com minha família reforçou minha confiança.

Afinal de contas, o importante não é passar no exame de faixa. Errar é natural e todos fracassam mais cedo ou mais tarde. O verdadeiro desafio é bater a poeira, ficar de pé e tentar de novo. E se tem algo que aprendemos no Shoshin Dojo é cair e levantar. E com certeza, faz todo diferença do mundo quando não se está sozinho.

Obrigado a todos, especialmente minha esposa e filha – fontes contínuas de energia e inspiração, que acreditaram em mim e meus companheiros examinados. Obrigado pela presença, pelo incentivo, pela inspiração e pela torcida de longe.

Domo arigato

5 pensamentos sobre “Um dia de exame

  1. Pingback: Aikido e agricultura orgânica « Shoshin Kodomo

  2. Pingback: Aikido e agricultura orgânica « Shoshin Sakuba

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s